Flat peach

Flat peach

O seu formato difere do tradicional pêssego, que pertence à família das frutas com um caroço duro e firmemente aderente a uma polpa geralmente fibrosa. Ele não somente é diferente pelo formato, responsável pelos diversos nomes pelo qual é conhecido — flat peach, saturno e o sugestivo nome “doughtnut”, que lembra os “donuts” pela apresentação que encontramos dentro das embalagens no setor de frutas dos supermercados.

A casca do flat peach é levemente rosada, entremeada por manchas esparsas cor de vinho tinto, sedosa, delicada, peludinha, sensível ao toque e perfumada. A textura da polpa é delicada, sem fibras, saborosíssima lembrando rosas e amêndoas, e o seu caroço se solta facilmente, ao contrário dos outros pêssegos que conhecemos.

À primeira vista, pensamos que o Flat Peach é uma modificação genética de uma fruta, mas sua origem é remotíssima e, como os outros tipos de pêssegos, leva-nos à China, onde seu nome ancestral é pêssego Java e Peen-to.

A melhor maneira de apreciá-lo é in natura ligeiramente resfriado e, depois de uma ou duas mordidinhas, expulsar o caroço com um toque dos dedos. Um modo mais elaborado é dividir um flat peach ao meio, no sentido de sua circunferência, com o auxílio de uma faca afiada, colocá-lo em uma superfície firme e, com a mesma faca, contornar o caroço, expulsando-o com os dedos. Coloque uma das metades do pêssego em um prato, cubra com creme chantilly fresco, calda de frutas vermelhas e merengue em pedaços. Bon appétit!

Compartilhar: