Flaugnarde de amoras e amêndoas

Flaugnarde de amoras e amêndoas

A sua origem está na região de Limousin, Auvergne, e no Périgord, no Sudoeste da França. Flaugnarde, é raramente utilizado na culinária, mas substituído pela mais conhecida que é o Clafoutis. Tradicionalmente, o termo Clafoutis deveria ser utilizado somente quando a fruta é a cereja, com ou sem o caroço. Flaugnarde, com outras frutas, como morangos, amoras, mirtilos, figos, pêssegos, damascos, framboesas, isoladas ou em múltiplas combinações.

ETAPA 1: Em uma tigela, bata 3 ovos inteiros mais 1 gema com 1 xícara de chá de açúcar cristal. Acrescente 200 grs. de amêndoas moídas, 1 colher de chá (cada) de essências de baunilha e amêndoas. Bata ligeiramente com um batedor manual, adicionando, aos poucos, 1 xícara de chá de creme de leite fresco, até obter uma massa homogênea semilíquida. Coloque esta mistura no refrigerador por no mínimo de 1 hora.

ETAPA 1: Unte uma forma canelada de 25x 4 cm de diâmetro com manteiga, pulverize com farinha de trigo e açúcar. Distribua no fundo 3 xicaras de chá (400 grs.) de amoras previamente descongeladas e escorridas durante 12 horas. Despeje a mistura de amêndoas por cima e leve ao forno pré-aquecido a180 graus e, asse até obter uma crosta ligeiramente dourada. Pulverize a superfície com o açúcar granulado mais pequenas bolinhas de manteiga previamente congelada. Retorne o Flaugnarde ao forno, observando cuidadosamente até  douradinho. Aprecie enquanto estiver ligeiramente morno, pulverizando a superfície com açúcar de confeiteiro. Bon appétit!

Compartilhar: