Frango com chermoula e lentilhas

Frango com chermoula e lentilhas

A Chermoula é uma mistura de ingredientes frescos, ervas aromáticas e condimentos que tem a sua origem na culinária da África do Norte. A Chermoula é apreciada como um molho in natura ao lado de uma salada ou no preparo de aves, peixes, crustáceos fritos ou assados. O coentro fresco e o limão siciliano são dois elementos imprescindíveis no preparo da Chermoula.

A CHERMOULA

1. Em uma panela, refogue ligeiramente em 4 colheres de sopa de azeite de oliva; 2 tomates rasteiros maduros sem sementes; 1 cebola média; 4 dentes de alho; 1 colher de sopa de gengibre fresco; 1 pimenta ardida, todos bem picadinhos, e a casca de 1 limão siciliano em tirinhas e previamente aferventadas.

2. Acrescente, a seguir, 1 colher de chá (cada) de cúrcuma e páprica em pó, açúcar e sal. Quando os vegetais estiverem ligeiramente dourados, retire a panela do fogo e coloque o molho em uma tigela.  Adicione e incorpore 3 colheres de sopa de coentro verde; 1 colher de sopa de salsinha; 2 colheres de sopa (cada) de azeite de oliva e suco de limão siciliano. Reserve.

O FRANGO

Escolha 6 sobrecoxas de frango de tamanho médio, pulverize com sal e enrole a pele ao redor da carne prendendo com um cordonê. Em uma panela, adicione 6 colheres de sopa de óleo de girassol e 2 de manteiga. Leve ao fogo e, quando bem quentes, adicione as sobrecoxas e pacientemente vá girando e dourando até ficarem bem douradas e cozidas. Reserve.

FINALIZADO

Coloque as sobrecoxas em uma forma refratária, cubra com o molho Chermoula. Leve ao forno pré-aquecido até borbulhar. Forre o fundo de uma travessa com lentilhas cozidas, disponha as sobrecoxas e regue com o molho bem quente.  Pulverize com coentro e salsinha. Um vinho Riesling ou Sauvignon Blanc, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bom appétit!

Compartilhar: