Frango de frigideira com azeitonas e alcaparras fritas

Frango de frigideira com azeitonas e alcaparras fritas

O FRANGO: Escolha 2 coxas e sobrecoxas de frango de tamanho médio. Faça 2 cortes paralelos na pele com igual distância das bordas e pulverize com sal. Este procedimento evita que a pele se retraia e encolha quando dourada e levemente tostada. Em uma frigideira pesada e de fundo antiaderente, doure a coxas e sobrecoxas em uma mínima quantidade de azeite de oliva até ficarem bem douradas de ambos os lados. Reserve.

AS AZEITONAS E ALCAPARRAS: Escolha 18 azeitonas pretas firmes inteiras, descaroçadas e de médio calibre para cima. Lave-as em água corrente e deixe de molho em três trocas de água por duas horas. Escorra e enxugue com um tecido ou papel absorvente. Separe 2 colheres de sopa de alcaparras em conserva coloque-as em uma peneirinha, lave-as em água corrente. Reserve. 

NA FRIGIDEIRA: Retorne o frango com a pele voltada para cima para a frigideira, pulverize a pele com alecrim picadinho e pimenta do reino. Distribua, entre elas, 1 cebola média e 2 tomates rasteiros picadinhos, 1 pimenta americana em tirinhas, 2 dentes de alho aparados em lâminas, tirinhas de gengibre fresco, as alcaparras, as azeitonas, ramos de tomilho, alecrim e folhas de louro e 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Leve a frigideira ao fogo. As azeitonas e alcaparras juntamente com os outros ingredientes irão, literalmente, fritar e liberar um convidativo aroma.  O frango finaliza o cozimento, enquanto absorve os aromas e sabores liberados pelos ingredientes. Ouviremos o frigir no azeite. Sirva e aprecie o frango com as azeitonas e alcaparras fritas diretamente da frigideira, enquanto ainda bem quentes. Finalize com salsinha e cebolinha verdes picadas. Um arroz branco e um vinho rosé seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: