Frigideira de radicchio rosso di verona

Frigideira de radicchio rosso di verona

O seu formato e cor são semelhantes ao do repolho roxo, com o qual é frequentemente associado, mas o Radicchio Rosso di Verona (Chicorium intibus L.) tem textura e sabor mais delicados. O formato arredondado o diferencia do Radicchio Rosso di Treviso, com as suas folhas longas e pontiagudas, semelhantes às folhas das endívias. Como todas as hortaliças derivadas da família das chicórias, o sabor é ligeiramente amargo. As folhas vermelhas com nervuras brancas e salientes são crocantes e as utilidades culinárias são inúmeras. 
Saladas, assado, grelhado, associado a um bom azeite de oliva, alho, cebola, tomates, queijos, risotos, massas e com polenta, como na Província de Verona. O Radicchio deve ser cortado no sentido do seu comprimento, iniciando pelo polo norte e terminando no polo sul, geralmente, em quatro a oito gomos, dependendo do tamanho. 

NA MINHA COZINHA:
Escolhemos 2 Radicchio Rosso di Verona com um peso médio de 200grs. cada. Em uma frigideira, com uma generosa quantidade de azeite de oliva, douro ligeiramente o alho e a cebola em lâminas finas, folhas de louro e sal. Acrescentamos os tomates rasteiros, sem sementes e aparados em cubos, os gomos do Radicchio com a superfície cortada virada para baixo. Quando as folhas estiverem ligeiramente douradas, viro-as para baixo até dourarem do outro lado. Retiro a frigideira do fogo, coloco uma tampa durante 15 minutos, antes de apreciá-lo com polenta à moda de Verona. Um Cabernet Sauvignon, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: