Galeto & Canela

Galeto & Canela


Aves de todas as espécies e famílias, quando presentes em nossas cozinhas, criam um convite permanente para se unirem às mais diversas ervas aromáticas e especiarias. Interagindo de maneira simples, exalam novos e intrigantes aromas, muitos deles desconhecidos para nós. Já durante o seu preparo inicial, antes de serem encaminhadas ao forno, às panelas ou à grelha de uma churrasqueira, os aromas que se desprendem de nossas mãos antecipam o que nos aguarda quando sentarmos à mesa.

Um simples galeto assado no forno com louro, alecrim, sálvia, tomilho e canela é o que vamos preparar para perfumar o ar de nossa cozinha. Fiquem preparados, porque ele vai se estender por toda a casa. Vamos utilizar dois galetos porque, com certeza, toda a família e os amigos vão querer participar do nosso jantar.

Delicadamente com o auxílio dos dedos, levante a pele do peito e das coxas de dois galetos inteiros de 600 gramas cada um. Em uma vasilha coloque 3 colheres de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de manteiga amolecida, sal, pimenta do reino moída na hora, 2 ramos de alecrim, 6 ramos de tomilho picadinhos e 12 folhas inteiras de sálvia, todos frescos, além de uma colher de chá de canela em pó. Com a ajuda dos dedos, misture todos os ingredientes e, delicadamente, distribua sob a pele do peito e das coxas dos galetos. No seu interior, coloque alguns ramos de alecrim, tomilho, folhas de sálvia e louro com um pouquinho de manteiga. Junte as partes do galeto com um cordonê, pulverize com sal e besunte generosamente com manteiga.

Adicione água com duas colheres de sopa de vinagre em uma assadeira, coloque nesta mesma assadeira uma grelha sem deixar tocar na água. Coloque os galetos sobre a grelha com o peito virado para cima e, cuidadosamente, leve ao forno aquecido a 200 graus centigrados; ocasionalmente, com o auxílio de um pincel espalhe a manteiga derretida na superfície. Quando a pele estiver bem dourada, retire os galetos do forno, deixe descansar por 15 minutos e aprecie com uma taça de Pinot Noir. Bon appétit!

Compartilhar: