Gamay

Gamay

Ela tem a capacidade ímpar de absorver os aromas e sabores do solo e do clima onde é cultivada, das frutas e das flores que a cercam, e incorporá-los aos seus atributos naturais, iniciando pela cor vermelha rubi vibrante, um aroma intenso de frutas vermelhas recém-colhidas, como os mirtilos, nectarinas e suaves nuances de cerejas e canela, que se sobressaem logo depois de submetidas aos procedimentos utilizados na região francesa de Beaujolais. Eles se iniciam com a maceração carbônica, processo que tem uma duração de 48 horas, seguido de fermentação maloláctica e filtração. Logo depois, o vinho é engarrafado e está pronto para ser consumido, dando origem ao Beaujolais Nouveau.

Durante esta semana, nas minhas andanças pelos supermercados de Ribeirão Preto, tive a feliz oportunidade de me confrontar com algumas garrafas “escondidinhas” de um vinho Gamay safra 2013, com um chamativo rótulo. Não resisti ao chamado e me propus a apreciá-lo ligeiramente resfriado a 12 graus centígrados. A Gamay cultivada na Campanha Gaúcha destaca com facilidade as qualidades descritas acima e, facilmente se compara a um Beaujolais Nouveau de alta qualidade, se apreciado enquanto jovem e, de preferência, durante os primeiros meses de vida. 

Em contraposição aos Beaujolais Nouveau e Villages, os denominados Beaujolais Crus, que compreendem 10 denominações de origem controlada (AOC), evoluem muito bem durante um período de 7 até 10 anos.

A maceração carbônica é um procedimento em que os cachos de uvas intactos são colocados em um contêiner selado na presença de gás carbônico. Na ausência de oxigênio, ocorre uma fermentação intracelular das uvas com produção de álcool e outros compostos com destaque para o ácido málico.  Esta fase inicial da produção de alguns tipos de vinhos ocorre durante um período de 2 até 7 dias. Decorrido este período, é realizada a fermentação alcoólica na presença de fermentos. A fermentação maloláctica tem a finalidade de converter o ácido málico em um ácido mais fraco, que é o ácido láctico.

Aparentemente simples, o procedimento para a produção de vinhos para consumo imediato com a variedade tinta Gamay exige muitos cuidados e um bom nível de experiência por parte do produtor, principalmente durante a fase da fermentação maloláctica. A Gamay é uma variedade de uva tinta ideal para a elaboração de vinhos jovens para serem apreciados já nos primeiros meses de sua existência. Apropriadamente batizado como “vinho tinto com cara de vinho branco”. Assim, ao optar por um prato ideal para um branco, mas com desejo de um tinto, escolha um jovem Gamay. Bon appétit!

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: