Garnacha/ Grenache

Garnacha/ Grenache



Tempranillo é o primeiro nome que nos ocorre quando nos referimos aos vinhos tintos clássicos da Espanha. Apesar disso, esta variedade de uva tinta não é a mais cultivada, e sim a Garnacha. Seu berço seria a ilha da Sardegna/Sardinia onde foi batizada com o nome de Cannonau e daí teria se estendido para a região de Aragon, no Nordeste da Espanha, e, posteriormente, para o Rhône Sul, Languedoc, Provence, na França, e Austrália, onde é conhecida como Grenache.

Apesar de ter seu nome pouco conhecido e divulgado, a Garnacha/Grenache ocupa o segundo lugar entre as variedades tintas mais cultivadas ao redor do mundo, produzindo vinhos leves tanto na cor quanto nos taninos, alto teor alcoólico, baixa acidez e presença constante de especiarias como a pimenta e canela.

Na região catalã do Priorat, onde predomina um solo rochoso com características especiais (Llicorella/Ardosia), a Garnacha se comporta de maneira singular e única em relação às outras regiões onde é cultivada. Os vinhos do Priorat são de um vermelho intenso, aromas e sabores carregados de frutas vermelhas, alto teor alcoólico e pertencem à classe dos badalados “cult wines”. No Rhône Sul, a Grenache tem uma participação importante na elaboração dos vinhos Châteauneuf-du-Pape.

São raros os vinhos elaborados somente com a variedade Garnacha/Grenache. O que encontramos com frequência são assemblages com a participação de uma ou mais variedades tintas, como a Mazuelo, Mourvèdre/Mataro, Cinsault, Shiraz/Syrah.

Um vinho tinto simples elaborado com Garnacha e Mazuelo merece a companhia de alho assado em azeite de oliva com ramos de alecrim. Com o auxílio de uma faca bem afiada, corte e descarte o tampo de 12cabeças de alho.Coloque-as em uma assadeira pequena com a parte cortada virada para cima, intercalando ramos de alecrim frescos e rodelinhas de pimenta vermelha dedo de moça. Regue generosamente com azeite de oliva, pulverize com um toque de sal, cubra hermeticamente a assadeira com uma folha de papel alumínio e leve ao forno a 180 graus.

Depois de decorridos 60 minutos, retire a folha de alumínio e mantenha a assadeira no forno até que as cabeças do alho fiquem bem douradas e macias. Distribua as cabeças do alho assado em pratos individuais, esmague os dentes com um garfo, regue com o azeite da assadeira e aprecie com fatias de pão e uma taça de um picante e aromático Garnacha/Mazuelo espanhol. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: