Gazpacho andaluz original

Gazpacho andaluz original

A origem do Gazpacho é, nada mais, nada menos, do que a antiga sopa de “pão dormido” por sete dias, amolecido em água e macerado em um pequeno pilão de madeira-dornillo  com azeite de oliva, alho e sal, preparado para o pequeno almoço dos trabalhadores em vinhas, olivais, laranjais e pequenas matas, onde cresciam as corticeiras, árvores de onde se extrai a cortiça. 

A tradicional sopa de “pan, tomates e ajo” nasceu e permanece viva na Andaluzia, tendo sofrido modificações regionais durante os anos. Segundo seus habitantes, existem tantas maneiras de se preparar um gazpacho quanto o número de pessoas que moram na região. Com o tempo, apareceram receitas com a adição de pimentão verde, pepino e cebolas, mas os tradicionalistas mantêm a versão original, que seria uma sopa fria e espessa de “pão dormido”, tomates maduros, alho, sal e azeite de oliva. 

A versão andaluza original é a minha preferida para ser apreciada nos dias quentes de verão. Finalizamos com vinagre de vinho branco, azeite de oliva, gotas de molho de pimenta, cubinhos de gelo e cebolinha verde picadinha. Vamos lá?
 

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque 8 tomates rasteiros tipo italiano sem a pele e as sementes, cortados em cubos juntamente com 2 colheres (de café) cheias de sal. Deixe repousar à temperatura ambiente por 45 minutos. Escorra e reserve o líquido obtido. A seguir, esparrame os tomates em uma forma refratária e leve ao congelador, onde devem permanecer por mais 45 minutos. Retire do congelador, espere descongelar, recolha o líquido e reserve. Neste intervalo de tempo, coloque 2 xícaras (de chá) cheias de miolo de “pão dormido” em uma vasilha, cubra com água morna. Quando o pão estiver bem amolecido, retire as fatias da água e coloque a metade delas em um liquidificador. Inicie o movimento adicionando azeite de oliva até obter uma mistura que lembre uma maionese. Adicione aos poucos a metade dos tomates, 1 dente de alho e continue moendo até obter uma mistura cremosa. Reserve e repita o procedimento com o restante dos ingredientes, adicionando-os exatamente como na primeira etapa. Junte as duas partes em uma tigela, acrescente o líquido extraído dos tomates e 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco.   

O Gazpacho Andaluz Original está pronto para ser saboreado, adicionando algumas gotinhas de molho de pimenta, cubinhos de gelo e de cebolinha verde picadinha. Complemente com fatias de pão ligeiramente tostadas em azeite de oliva. Aprecie, com moderação, com um Jerez Fino ou um espumante brut. Bon appétit!

Compartilhar: