Jarret de Cordeiro Assado com Azeitonas

Jarret de Cordeiro Assado com Azeitonas

Uma das partes mais saborosas do cordeiro é o jarret, aquela parte situada logo abaixo do pernil traseiro medindo aproximadamente dez centímetros. Na linguagem culinária, é conhecido como jarret d’agneau, em francês, stinco d’agnello, em italiano, e canela de cordeiro, em português. O jarret de cordeiro desenvolve, lentamente, os aromas e sabores típicos quando assado lentamente com vegetais, ervas aromáticas, especiarias e azeitonas pretas.

INGREDIENTES: 6 jarrets de cordeiro; 8 colheres de sopa de óleo de sementes de girassol; 2 xícaras de chá (cada) de cebola, cenoura e tomates maduros picados; 1 colher de sopa (cada) de pimenta vermelha e gengibre picados; 2 xícaras de chá de azeitonas pretas; 1 colher de sobremesa (cada) de sementes de anis, tomilho e alecrim picados; 8 folhas de louro; 1 colher de chá de sal; 1 colher de sobremesa de açúcar cristal; 2 xícaras de chá (cada) de água e vinho branco seco; 8 colheres de sopa de azeite de oliva.

O PREPARO: Fixe os músculos dos jarrets ao osso da canela com o auxílio de cordonê.  Adicione o óleo de girassol a uma assadeira pesada e  acomode os jarrets.  Leve ao forno para dourar de ambos os lados. Quando dourados, retire o excesso de gordura residual da assadeira. Distribua todos os outros ingredientes sobre os jarrets, cubra com duas folhas de papel manteiga molhadas. Lacre a assadeira com uma folha de papel alumínio resistente. Asse os jarrets por cerca de três horas em temperatura que não exceda 180 graus centígrados. Sirva os jarrets de cordeiro com um purê de mandioca ou batata doce. Um vinho Pinot Noir, apreciado com moderação, seria muito bem-vindo. Bon appétit!

Compartilhar: