Joelho de Porco e Costela de Boi

Joelho de Porco e Costela de Boi

Uma feliz combinação de dois elementos simples e corriqueiros, facilmente colocados ao alcance das mãos, não necessitando de qualquer apresentação.

1- Esfregue com sal grosso um joelho de porco e quatro costelas de boi aparadas em pedaços e reserve na geladeira durante duas horas, removendo, a seguir, todo o sal, lavando as peças em água corrente. Coloque-as em uma panela, cubra com água, leve ao fogo, removendo totalmente toda a espuma sobrenadante que se forma e descarte a água. Cubra, novamente, as peças com água, leve ao fogo e, quando levantar fervura, escorra e reserve.

2- Retorne as peças para a panela, cubra com água, adicione duas cebolas em gomos, seis dentes de alho, duas xicaras de chá (cada) de salsão, alho poró e erva-doce picados, um pauzinho de canela, quatro anis estrelados e 12 cravos. Deixe cozinhar em fogo baixo, acrescentando água o quanto necessário para que fiquem submersas e as carnes se desprendam dos ossos — cerca de três horas. Retire, cuidadosamente, o joelho e as costelas da panela. Passe o caldo por uma peneira e reserve. Este caldo reduzido e desengordurado poderá ser utilizado para molhos.

3- Forre, generosamente, uma assadeira pesada com óleo de semente de girassol e ervas aromáticas frescas. Coloque, cuidadosamente, o joelho no centro e rodeie com as partes das costelas desossadas. Pulverize com curry em pó, e uma mistura de páprica picante e doce.  Pincele com uma mistura de manteiga e óleo e leve ao forno, pincelando de quando em quando, até ficarem bem douradas.

4- Sirva o Joelho de Porco e Costela de Boi com um molho de mostarda preparado com quatro colheres de sopa de azeite de oliva, duas colheres de sopa de mostarda forte, uma colher de sopa (cada) de suco de limão Taiti e mel e uma colher de chá de estragão ou erva-doce. Uma cerveja clara, apreciada com moderação, seria uma ótima escolha para acompanhar. Bon appétit!

Compartilhar: