Joelho de Porco e repolho roxo com maçãs

Joelho de Porco e repolho roxo com maçãs

Uma feliz combinação de três elementos simples e corriqueiros facilmente colocados ao alcance de nossas mãos não necessitando de qualquer apresentação. É suficiente para apreciá-los um joelho de porco fresco, de preferência do pernil traseiro, um repolho roxo, algumas maçãs verdes, uma cebola, algumas ervas aromáticas, especiarias, uma panela, um fogão, e algumas horinhas de dedicação e paciência. Vamos lá!

Na véspera, coloque todos os ingredientes em uma tigela de vidro ou inox funda e reserve na geladeira. No dia seguinte, adicione o repolho roxo marinado com todos os seus ingredientes em uma panela, uma colher de sopa de manteiga e dois copos de água. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por uma uma hora. Corrija o sal. Reserve.

O REPOLHO:
1 repolho roxo sem o miolo cortado em fatias finas
2 maçãs verdes (Granny-Smith) sem casca e cortadas em cubos
1 cebola média cortada em rodelas
2/3 de um copo de vinho tinto
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de açúcar
4 folhas de louro
4 cravos
4 rodelas finas de gengibre
1 colher (chá) de sal

O JOELHO:

Coloque 1 joelho de porco fresco já preparado* de aproximadamente 1 quilo em uma vasilha com água fria e coloque na geladeira. Após duas horas, escorra toda a água, coloque o joelho em uma panela e cubra novamente com água. Mantenha em fogo baixo por uma hora. Troque a água da panela novamente e adicione algumas ervas aromáticas, dentes de alho, um punhado de salsão, de alho poró e de erva doce. Cozinhe lentamente em fogo baixo até quase desmanchar, o que exige cerca de três horas. Retire o joelho de porco da panela, escorra bem a água residual e aprecie com o repolho roxo aquecido e uma boa mostarda. Bon appétit!

*Disponível já embalado nos açougues e mercados.

Compartilhar: