King Crab

King Crab

O nome genérico pelo qual são conhecidos os caranguejos gigantes encontrados nas profundidades dos mares frios da região do Atlântico Norte, com destaque para a Noruega e Alaska, é King Crab. Já na região Antártica, em grande quantidade no Chile e menor na Argentina, é a Centolla. Uma pesca dificílima e de alto risco para os pescadores profissionais que devem permanecer nas embarcações por longos períodos. Uma vez retirados das redes, nas embarcações sofisticadas de pesca, esses caranguejos são pré-cozidos e imediatamente congelados para conservarem a textura, cor e sabor da carne branca e delicada, ou simplesmente congelados. Quando recém-colhidos, sua carapaça é de cor marrom leve e adquire um tom vermelho brilhante após o cozimento. Aqui entre nós, encontramos o caranguejo gigante inteiro ou somente os seus tentáculos já pré-cozidos e congelados. O peso deste caranguejo está, em média, entre 1,5 até 2,5 quilos, sendo que a carapaça é bem leve e a carne está em cerca de 80 a 90 por cento do peso total.

PREPARO: Descongele o King Crab ou Centolla pré-cozido no refrigerador, ou, se preferir, no vapor, enquanto ainda parcialmente congelado. Não mergulhe em água fervente. Esse tipo de caranguejo gigante é altamente apreciado pela textura de sua carne branca, sabor levemente adocicado, ligeiramente aquecida ou fria, associada a ingredientes que não mascarem o seu sabor.

APRECIANDO: A melhor e mais recomendada maneira de apreciar o King Crab ou Centolla que gostaria de sugerir é, simplesmente, remover a carne já cozida do interior das suas patas e pinças com o auxílio dos dedos e puxando, ou cortando, a carapaça com uma tesoura. Mergulhe os bocados em manteiga ligeiramente aquecida e adicionada com um toque de caldo de limão Taiti. Um vinho branco jovem elaborado com a Sauvignon Blanc, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: