Kir Royale

Kir Royale

A cidade de Dijon, na região da Bourgogne, na França, é mais conhecida pela produção da famosa “Moutarde de Dijon”, um condimento apreciado em todos os cantos do mundo. No entanto, igualmente conhecido é o aperitivo mais famoso de toda a França, o Kir, popularizado pelo padre Canon Félix Kir, um herói da Segunda Guerra Mundial e prefeito de Dijon.

O Kir original é tradicionalmente preparado com o vinho branco regional Aligoté e com o licor conhecido como Crème de Cassis, elaborado nos arredores da cidade de Dijon com a fruta vermelha do mesmo nome e que possui um relativamente alto teor alcoólico. A proporção recomendada atualmente é de uma parte do licor para quatro ou cinco partes de vinho. Quando substituímos o vinho branco (não espumante) por um vinho espumante, como o Champagne, o resultado é um aperitivo mais sofisticado e elegante que leva o nome de Kir Royale. 

O licor, que por natureza é escuro e xaroposo, é colocado no fundo de uma taça com uma cereja confitada e o espumante é vertido cuidadosamente com a finalidade de preservar a individualidade dos dois líquidos de densidades diferentes, o que confere elegância e finesse a este clássico aperitivo de Dijon. 

À medida em que as bolhinhas do espumante vão se formando e subindo até a superfície da taça, os dois líquidos se mesclam e o Kir Royale está pronto para ser apreciado. Tradicionalmente, uma pequena quantidade do Creme de Cassis deve acompanhar a taça do Kir Royale para que o sabor seja personalizado de acordo com o gosto de quem irá apreciá-lo. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: