Lagosta na manteiga de ervas aromáticas

Lagosta na manteiga de ervas aromáticas

A textura firme e o sabor levemente adocicado da lagosta contrastam de maneira harmoniosa com um molho picante, e ao mesmo tempo pungente, elaborado com azeite de oliva, manteiga, limão siciliano e ervas aromáticas. Uma sugestão de um prato elegante e requintado.

A LAGOSTA: Escolha 4 lagostas de cerca de 500 grs. levando em consideração a cor de sua carapaça, que deve ser marrom brilhante, firme ao toque, aderente à carne e, acima de tudo, não exalar cheiros estranhos que façam questionar seu frescor. Coloque-as, a seguir, em uma panela com 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco e 1 colher de chá de sal grosso; cubra com água e leve ao fogo baixo até levantar fervura e a carapaça adquirir uma cor de um vermelho vivo uniforme. Retire imediatamente as lagostas da panela. Deixe-as esfriar. Divida ao meio, com uma tesoura, ao longo de sua extensão. Reserve.

O MOLHO: Em uma panelinha adicione 3 colheres sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa cheia de manteiga. Leve ao fogo baixo até atingir uma cor ligeiramente dourada. Despeje em uma tigelinha e acrescente, mexendo vigorosamente, 1 colher de chá (cada) de salsinha, cebolinha verde e tomilho bem picadinhos. Corrija o sal e finalize com 1 colher de sopa de suco de limão siciliano. Reserve.

APRECIANDO: Coloque as lagostas em pratos individuais e regue com o molho ligeiramente aquecido. Um vinho branco elaborado com a varietal Chardonnay, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: