Linguine e mariscos

Linguine e mariscos

A escolha e preparo dos mariscos-mexilhões deve ser cuidadosa, visto que facilmente “passam do ponto” quando cozidos e se tornam borrachosos. Os seus aromas e os seus sabores são característicos e bem definidos. Seu preparo deve ser o mais simples possível. O excesso de temperos e de molhos tende a aniquilar a sua delicadeza culinária. Uma preparação simples é o marisco com linguine. A minha escolha é por mariscos da família dos mexilhões, cultivados em fazendas, dentro de um ecossistema responsável, visando à preservação do plâncton submarino — suspensos e sem o contato com o fundo do mar — preparados, embalados e conservados de acordo com as mais rigorosas normas de segurança alimentar. 

INGREDIENTES 
1 embalagem de 400 gramas de mariscos (mexilhões) já cozidos sem a concha, embalados a vácuo e congelados; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 colher de sopa de manteiga gelada; 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco; 4 tomates rasteiros sem sementes e aparados em cubos; dentes de alho de uma cabeça em rodelas finas; 2 colheres de chá de páprica doce; 1 colher de chá de páprica picante; 4 folhas de louro; 1 pimenta dedo de moça picadinha e sal. 

O PREPARO 
Em uma panela ou frigideira de bordas alta, do tamanho suficiente para acomodar o linguine, quando já cozido, adicione todos os outros ingredientes, com exceção dos mariscos. Deixe fritar até que o alho fique ligeiramente tostado. A seguir, adicione os mariscos mexendo sempre até que fiquem totalmente descongelados e bem quentes. Neste intervalo, cozinhe o linguine em quantidade suficiente para quatro pessoas. Incorpore o linguine aos mexilhões com o auxílio de um garfão e uma colher com movimentos contínuos para cima e para baixo. Regue generosamente com azeite de oliva. Distribua em 4 pratos. Um Sauvignon Blanc, apreciado com moderação, seria um ótimo complemento. Bon appétit!

Compartilhar: