Lombo de porco, ameixas, maçã e nozes

Lombo de porco, ameixas, maçã e nozes

O lombo de porco recheado com ameixas, maçãs e nozes assado e finalizado com uma geleia de frutas vermelhas, jabuticaba ou goiaba, é uma bela contribuição da culinária que nos chega da Dinamarca.

INGREDIENTES: 1 lombo de porco de 1,5 kg amarrado em intervalos de 3 cm.; 10 ameixas pretas reidratadas com água quente; 1 maçã Fuji descascada e cortada em cubos; 1 colher de sopa de caldo de limão; ¼ xícara de chá de nozes picadinhas; 3 colheres de sopa (cada) de manteiga e óleo de girassol; 1 xícara de chá de vinho branco seco; 1 ½ xícara de chá de creme de leite fresco; 3 colheres de sopa de geleia de frutas.

O LOMBO: Atravesse o lombo no sentido do comprimento com uma faca longa e de lâmina estreita fazendo movimentos circulares. Na abertura obtida, com o auxílio dos dedos, introduza as ameixas intercalando com os cubos de maçã e as nozes, trabalhando ao mesmo tempo nos dois lados da abertura do lombo.

FINALIZANDO: Doure o lombo na manteiga e óleo de girassol. Transfira para uma forma refratária, a menor possível. Adicione o vinho à frigideira. Reduza pela metade.  Acrescente o creme de leite, sal e pimenta do reino moída. Levante fervura e distribua imediatamente este molho sobre o lombo. Cubra com uma folha de alumínio e leve ao forno a 180 graus por 1 hora. Remova a folha de alumínio e mantenha o lombo no forno por mais 30 minutos pelo menos, virando a cada 15 minutos. Teste o ponto de cozimento do lombo, retire-o da assadeira, adicione a geleia de frutas ao molho obtido e corrija o sal. Sirva em fatias de 2 cm. com o molho à parte. Bon appétit!

Compartilhar: