Lombo de porco ao molho de amoras

Lombo de porco ao molho de amoras

Sua cor atraente, seu brilho intenso e seus minúsculos botões são uma atração visual para os pássaros e, ao mesmo tempo, uma tentação gustativa pela combinação da acidez e da doçura. Ela é a nossa amora e a solista deste molho. Além disso, as suas sementes nos brindam com um vinagre de amoras.

OS INGREDIENTES: 1 xícara de chá de vinho tinto seco; 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico; ½ xícara de chá de açúcar granulado; 3 anis estrelados; 3 folhas de louro; 250 grs. de amoras congeladas ou 350 grs. de amoras recém-colhidas. 

O MOLHO: Coloque todos os ingredientes, menos as amoras, em uma panela e leve ao fogo até obter uma calda espessa e xaroposa. A seguir, adicione as amoras, esmagando-as levemente. Mantenha no fogo por 10 minutos. Corrija o sal e o açúcar, se necessário, e retire a panela do fogo. Passe por uma peneira fina e reserve o molho obtido, bem como as sementes.

O LOMBO DE PORCO: 1 lombo de porco de cerca de 1,5 Kg. grelhado em uma frigideira e, posteriormente, assado até bem macio, aparado em fatias dispostas em uma travessa e circundado pelo molho de amoras.

O VINAGRE DE AMORAS: Coloque as sementes em um vidro que possa ser tampado. Adicione o dobro do volume de vinagre de maçãs. Tampe e deixe macerar na geladeira por uma semana. Passe por uma peneira fina e, a seguir, passe por um filtro de coador de café e “voilá”, aprecie este vinagre aromatizado com as amoras em saladas, peixes, carnes e aves grelhadas. Bon appétit!

Compartilhar: