Mariscos ao molho romesco

Mariscos ao molho romesco

Conhecidos igualmente com o nome de mexilhões, os mais apreciados pertencem à família marinha Mytilidae. Os mariscos são animais marinhos bivalves, um termo utilizado em biologia derivado do latim que descreve uma parte da sua anatomia, referindo-se à carapaça formada por duas folhas simétricas, presas a um poderoso músculo, que se abrem ou se fecham à semelhança de uma porta (bivalve). Atualmente, seu cultivo é realizado em fazendas, onde crescem submersos e presos a cabos.

Os aromas e os sabores bem definidos dos mariscos são característicos e podem ser realçados na presença de molhos como o Romesco, cuja origem é a cidade de Tarragona, situada às margens do mar Mediterrâneo, na Catalunha, uma importante região da Espanha que venera e cultiva uma riquíssima culinária regional.

Divida os tomates ao meio, descarte as sementes e coloque-os em uma assadeira levemente untada com azeite, com a pele voltada para cima. Repita o mesmo procedimento com o pimentão, coloque as duas metades ao lado dos tomates e leve ao forno até a pele ficar tostada, quando deve ser removida. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e toste levemente as amêndoas e as avelãs. Retire-as da frigideira imediatamente e toste as fatias de pão e o alho. Coloque todos os ingredientes em um processador e pulse até obter uma pasta espessa. Corrija o sal. Em uma assadeira ou frigideira pesada e de fundo antiaderente, coloque 18 mariscos meia concha, grandes e pré-cozidos lado a lado, bem juntinhos. Distribua o molho Romesco sobre cada um deles e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente cinco minutos. Aprecie com uma taça de Jerez Fino. Bon appétit!

Compartilhar: