Marmelo

Marmelo

Seu perfume, quando maduro, é original, intrigante, envolvente e, ao mesmo tempo, um convite para mordê-lo e sentir seu sabor Ele faz parte da família das maçãs e das peras, mas não é apropriado para ser saboreado desta maneira e, sim, sob a forma de doces em uma calda de açúcar, geleias e compotas.

Removendo sua casca amarela, expomos a polpa em contato direto com o ar ambiente que imediatamente se oxida adquirindo uma cor marrom escura. Este processo de oxidação é o responsável pela bela cor e pela intensificação do aroma e do sabor quando o marmelo é preparado com açúcar e deve ser explorado. Para que isso ocorra, o marmelo deve ser descascado, a parte dura da polpa em contato direto com as sementes, removida e descartada, e o restante da polpa cortada em cubos, permanecendo em contato direto com o ar ambiente por um período de quatro a seis horas antes ser colocado em uma calda de açúcar.

Quando o doce está pronto, adquire uma textura gelatinosa devido à grande quantidade de pectina natural, outra propriedade típica do marmelo. Uma compota de marmelo pode ser preparada colocando em uma panela 200 ml de água e 800 gramas de açúcar granulado. Não fique tentado a mexer com uma colher, e nem movimentar a panela, ou você obterá açúcar cristalizado. Queremos obter uma calda clara e espessa em ponto de fio.  Durante este procedimento, é importante controlarmos o fogo.

Uma vez obtido o ponto certo da calda, imediatamente adicione o equivalente à polpa de seis marmelos médios preparados da maneira descrita acima. Controlando sempre o fogo, não movimente a panela ou utilize uma espátula até que toda a calda se liquefaça e se incorpore ao marmelo.

Cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente para evitar que o marmelo grude nos lados ou no fundo da panela. O tempo de preparo durante esta fase final é de aproximadamente 90 minutos. Sua compota de marmelo é um belo acompanhamento para queijos, aves assadas ou uma fatia de torrada com o seu café da manhã. Bon appétit!

Compartilhar: