
Merlot
Ela é uma das mais importantes uvas tintas utilizadas na produção de vinhos de alta qualidade, principalmente quando associada à Cabernet Sauvignon e à Cabernet Franc, na região vinícola mais famosa do mundo, a francesa Bordeaux. Os vinhos tintos da região de Saint Émilion, como o famoso Château Cheval Blanc, utilizam ao redor de 33% desta varietal em sua composição, ao passo que o mais badalado de todos os vinhos disponíveis para consumo, o Château Pétrus, da região do Pomerol, tem em sua composição 95% de Merlot complementada por 5% da Cabernet Franc, com pequenas variações, dependendo da qualidade de cada safra anual. Nas outras importantes regiões de Bordeaux, a Merlot tem uma participação ao redor de 10% na composição de vinhos de classe ao lado da predominante Cabernet Sauvignon e da Cabernet Franc.
Quando cultivada em climas adequados ao seu desenvolvimento e vinificada solo, a Merlot produz vinhos com uma bela e intensa cor rubi, baixa acidez concomitantemente com taninos carregados, mas que são ao mesmo tempo macios e sedosos, sendo que o seu sabor é frequentemente associado com uvas passas, amoras, cerejas maduras, finalizando com o chocolate, o que, em certas ocasiões, lembra-nos um vinho do Porto.
Além da região de Bordeaux, a Merlot encontrou um excelente refúgio nas regiões do Veneto, de Friuli e da Toscana, na Itália, produzindo vinhos mais leves em comparação aos de outras regiões, ligeiramente picantes, com toques de menta, cravo e baunilha. A Merlot cultivada na Califórnia e, principalmente, no Chile, quando nas mãos de bons produtores, produz vinhos excelentes que devem ser apreciados por quem está sempre à procura de vinhos de qualidade. No Brasil, a Merlot vem produzindo vinhos de altíssima qualidade quando comparados com os das outras varietais tintas, principalmente quando de baixo teor alcoólico.
Finalmente, para contornarmos o alto teor alcoólico de alguns vinhos elaborados com 100% Merlot, eles devem ser refrigerados por cerca de 20 minutos antes de consumidos, o que diminui a volatilidade do álcool, que, eventualmente, poderia provocar uma irritabilidade em nosso paladar. Descubra e aprecie um bom Merlot com carnes de panela, assados, grelhados e até mesmo um suculento hambúrguer. Bon appétit!