Moscatel de Setúbal

Moscatel de Setúbal

O vinho dos reis, o rei dos vinhos portugueses, o Moscatel de Setúbal tem um grande destaque na história de Portugal e do Brasil. Classificado como vinho Generoso, ele era aguardado com grande ansiedade pelos nossos pequenos importadores, quando saía de Setúbal e fazia uma longa viagem de mais de seis meses atravessando o Atlântico. Moscatel de Setúbal é uma denominação de origem dos vinhos elaborados na Península de Setúbal, em Portugal, com a casta da uva Moscatel de Setúbal e envelhecidos em barricas de carvalho.

A tradição nos dizia que, quanto mais longa a viagem, melhor era o vinho que envelhecia na sua cor e atingia um dourado mais intenso, aroma de mel e um sabor mais adocicado e persistente no paladar. Um vinho para presentear por ocasião dos aniversários, saborear nos casamentos e festas natalinas ao lado de uma rica e tradicional doçaria de origem portuguesa. Nas casas de nossos avós, no alto de um armário de madeira e portas de vidro rigorosamente fechadas à chave, estava sempre presente uma garrafa transparente de 500 mililitros, contendo no seu interior um cobiçado liquido dourado com um discreto rótulo estampado com o nome de Moscatel de Setúbal. Ao seu lado, figuravam os não menos cobiçados vinho do Porto e vinho Madeira. Na parte de baixo do armário, pequenas taças trabalhadas à mão, ansiosamente aguardavam o momento de, receberem no seu interior aquele liquido licoroso e dourado.

Infelizmente, os vinhos tipo Moscatel estão esquecidos, são poucos conhecidos, pouco apreciados e não ocupam o lugar que merecem estre os apreciadores de vinhos doces e licorosos. O Moscatel original nada fica a dever aos supervalorizados vinhos franceses da região de Sauternes. Um vinho de sobremesa, para ser lentamente apreciado em pequenas quantidades, o Moscatel de Setúbal se destaca pelo excelente equilíbrio entre acidez e açúcar com um residual de 160 gramas por litro e teor alcoólico de 18%. A sua elaboração passa por um processo lento e meticuloso e que demanda anos — podendo atingir até 20 anos — antes de ser liberado para o consumo. Um vinho licoroso, dourado, o Moscatel de Setúbal é um puro néctar de causar inveja para a mais laboriosa das abelhas. Descubra e aprecie. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: