Moscatel/Muscat

Moscatel/Muscat

O seu nome é frequentemente associado a vinhos doces de sobremesa e espumantes, mas a utilização desta variedade Vitis vinífera na elaboração de vinhos meio secos e secos não espumantes tem avançado, rapidamente, nos últimos anos, merecendo um lugar de destaque nas nossas mesas e adegas. Atualmente, são conhecidas mais de 200 variedades de uvas de mesa e viníferas originadas da Muscat, cuja origem estaria na Grécia e na Arábia, de onde se espalhou por todas as regiões do mundo propícias ao seu cultivo em grande escala. Como uma curiosidade interessante, os vinhos elaborados com essa variedade são os únicos a apresentar os aromas e sabores da uva com os quais são elaborados.

A produção de vinhos que estampam em seu rótulo o título de meio seco e seco não espumante, que, recentemente, chamam a atenção, são aqueles elaborados no Chile, na Espanha e em Portugal. Quando de excelente qualidade, são elegantes, requintados, refrescantes, com aromas e sabores marcantes da uva mãe com os quais foram elaborados, frutas cítricas, abacaxi, maracujá, nectarinas, damascos e pimentões verdes, mineral, acidez agradável e balanceada com o açúcar natural da uva Moscatel/Muscat amadurecida ao sol.

Produtos do mar grelhados, como o bacalhau fresco, camarões ao azeite de oliva, alho e limão e um leve toque de pimenta fresca são ideiais para apreciarmos os vinhos elaborados com a variedade Moscatel/ Muscat meio secos e secos. Experimente. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: