MÜLLER-THURGAU

MÜLLER-THURGAU


Esta é uma variedade híbrida de uva branca de origem polêmica desenvolvida pelo enólogo Dr. Müller, nascido no cantão suíço de Thurgau. Esta variedade foi apresentada pela primeira vez em 1882, em uma revista, onde seu criador a descrevia como oriunda do cruzamento da Riesling — uma variedade branca de altíssima qualidade, mas de maturação tardia — com outra variedade branca, a Sylvaner, cuja principal característica é sua capacidade precoce de maturação. Posteriormente, constatou-se que a variedade utilizada pelo professor Müller, geneticamente comprovada, não era a Sylvaner, mas sim, a Gutedel. 

Vista inicialmente com antipatia e desprezo pelos viticultores alemães, gradativamente a Müller-Thurgau demonstrou uma série de vantagens no cultivo, como uma produtividade acima de 30% em relação a sua “rival” Riesling, maturidade precoce já no final de setembro e menor necessidade de dias ensolarados. Áreas com dias chuvosos e terreno bem drenado são dois importantes fatores a serem levados em consideração antes de iniciar seu plantio e cultivo. 

Comparada com a Riesling, a Müller-Thurgau produz vinhos mais leves, com uma relativa baixa acidez, um bouquet floral semelhante à variedade Muscat, ideais para serem consumidos, de preferência, nos dois primeiros anos de vida, ainda jovens e no auge de seu agradável frescor. Os melhores vinhos elaborados com a Müller-Thurgau não estão na Alemanha, como é erroneamente creditado e difundido, mas sim, no norte da Itália, nas regiões montanhosas do Tirol e do Alto Adige, com destaque para a pequena Vila de Tramin, onde esta variedade híbrida cultivada por pequenos viticultores. Essa região é responsável pela produção dos melhores vinhos brancos da Itália, ao lado de excelentes Gewürztraminer. Essa região do norte da Itália faz parte de uma rota dos bons vinhos e restaurantes íntimos, conhecida no mundo turístico como “Südtiroler Weinstrasse” ou “Strada Del Vino”. 

Uma taça de Müller-Thurgau é um excelente acompanhamento para pratos elaborados com queijos de massa dura, azeites de oliva, ervas aromáticas, cogumelos com aromas e sabores terrosos, como o Portobello e o Porcini, e frutas frescas. Vinhos produzidos no norte da Itália com a Müller-Thurgau estão presentes aqui entre nós. Experimente. Um bom final de semana para todos nós. 

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: