A Negroamaro

A Negroamaro

A uva da variedade Vitis vinífera tem o seu berço na região da Puglia, situada no extremo sul da Itália. O nome com o qual foi batizada nasceu da intensa coloração de sua casca, rica em antocianinas. Inicialmente, foi utilizada para uma assemblage com a Primitivo, variedade que teria dado origem ao Zinfandel, um dos vinhos que se tornaram ícones da Califórnia. Recentemente, a Negroamaro vem ocupando destaque nas taças dos apreciadores de vinhos de excelente qualidade de origem italiana.

Um dos atrativos dos vinhos elaborados com a Negroamaro é a sua bela e intensa coloração negra, pela presença marcante de taninos — que, ao contrário do que se poderia esperar, suavizam-se em macios, finos e delicados —, bem como uma baixa acidez, destacando a presença notável e persistente de frutas vermelhas e de especiarias, como o cravo e a canela, em proporções equilibradas. 

A Negroamaro é a responsável pelo grande sucesso de vinhos complexos e estruturados originados na Puglia, região situada na Península de Salento, com destaque para aqueles da DOC Salice Salentino, onde a Negroamaro se beneficia do clima relativamente quente propiciado pela brisa do Mar Mediterrâneo.


Sugestões simples para apreciar o Negroamaro

Aspargos fritos em azeite de oliva com ramos de alecrim, folhas de louro, queijo de cabra meia cura.

Fettuccine com berinjela, previamente tostada, casca removida e polpa amassada, grosseiramente, com dentes de alho cozidos, orégano, azeite de oliva e queijo Pecorino.

Torta de chocolate amargo e avelãs.

Bom appétit!

Compartilhar: