
Nero d’avola
Uma variedade de uva tinta cultivada na Sicília durante séculos, a Nero d’Avola raramente era utilizada na produção de vinhos com o seu nome em destaque, ocupando sempre um segundo lugar com a finalidade de enriquecer a cor das bebidas elaboradas com variedades de casca mais clara. Com o passar dos anos, sua importância vem crescendo e suas características se destacando, rapidamente, na produção de vinhos de alta qualidade, que conquistaram o paladar dos mais exigentes apreciadores.
Uma das características dessa variedade de uva tinta é a intensa coloração dos vinhos, com nuances violáceas que nos lembram a Syrah, do Rhône. São taninos carregados nos vinhos jovens, mas que amadurecem e se tornam sedosos em um curto prazo de tempo, depois de engarrafados.
A presença de uma acidez equilibrada e agradável é uma de suas características mais apreciadas quando procuramos por frescor em um vinho tinto para ser consumido nos três primeiros anos de sua vinificação. A presença de ervas aromáticas, como o tomilho e as frutas vermelhas — como as amoras e as framboesas — desprendem seus aromas logo no primeiro contato com o nosso olfato e paladar.
Carnes vermelhas grelhadas com um toque de especiarias, arroz de polvo ou bacalhau grelhado com chorizo, pimentões vermelhos e um toque de especiarias, relevados quando apreciados com uma taça de Nero d’Avola. Um bom fim de semana para todos nós.