O Clafoutis de cerejas, Clafoutis, cerejas, minha, cozinha

O Clafoutis de cerejas

Uma sobremesa simples, de origem francesa, elaborada somente com cerejas, ovos, creme e açúcar, assada em uma forma besuntada com manteiga e farinha de pão em forno a uma baixa temperatura. Tradicionalmente, o clafoutis era elaborado apenas com cerejas, sem necessidade de acrescentar as cerejas ao nome — somente a palavra clafoutis já indicava uma sobremesa preparada com cerejas. Com o passar do tempo, o mesmo preparo básico vem utilizando outras frutas vermelhas, como, por exemplo, as framboesas.

O Clafoutis de cerejas:

Em uma forma refratária canelada de 25 cm x 3 cm, untada generosamente com manteiga e pulverizada com farinha de pão, distribuímos 500 gramas de cerejas descaroçadas. A seguir, cubra com um creme preparado com 8 ovos inteiros, batidos com 180 gramas de açúcar cristal e 150 ml de creme de leite fresco, 1 colherzinha de chá (cada) de essência de amêndoas e de baunilha. Leve para assar em um forno preaquecido a 150 graus por cerca de 30 minutos. O Clafoutis de Cerejas está pronto para ser apreciado com creme chantilly ou sorvete de creme. Bon appétit!

Compartilhar:




Blog Gastronomia

João Roberto
Por João Roberto Médico formado pela USP e consultor em food & wine styling and phtography, e-mail: la.pyramide@uol.com.br
Ver todas as postagens de João Roberto