O cordeiro e a menta

O cordeiro e a menta

A menta fresca utilizada no preparo de um molho frio enriquece e intensifica os aromas e sabores que emanam de um pernil de cordeiro jovem quando assado lentamente com azeite de oliva, vinho branco seco, páprica e rodeado de batatas, cenouras e cebolas.

O MOLHO FRIO DE MENTA: Em uma tigela, coloque duas colheres de sopa cheias de folhas de menta e uma colher de sopa de salsinha frescas picadinhas, 1 colher de sopa de suco de limão e 100 ml de azeite de oliva extra virgem. Reserve.

O CORDEIRO: Prepare, de véspera, 1 pernil de cordeiro de cerca de 2 quilos, removendo, inicialmente, a “glândula de cheiro”, localizada na parte traseira. No lugar, insira alguns ramos de alecrim, folhas de louro, dentes de alho, manteiga e azeite de oliva. Esfregue a superfície com sal, 2 colheres de sobremesa de páprica doce, 1 colher de sobremesa páprica apimentada e azeite de oliva. Fixe a carne aos ossos em pequenos intervalos com um cordonê. Coloque o pernil em uma assadeira pesada forrada com azeite de oliva e reserve na geladeira, coberto por um filme, por cerca de 12 horas. Retire o pernil da geladeira, descarte o filme e leve ao forno bem quente, virando a cada 15 minutos.  Repita o processo até o pernil ficar bem dourado de ambos os lados. 

FINALIZANDO: Acrescente, a seguir, uma mistura de 1 xicara de chá de água mais 1 de vinho branco seco no fundo da assadeira. Quando o líquido evaporar, repita o mesmo procedimento com a água e o vinho, acrescentado 1 colher de sopa de extrato de tomate, 1 xícara de chá de tomates picadinhos. Adicione 4 batatas sem a casca e divididas em 4 partes, 1 cenoura grande em tronquinhos e 12 cebolas pequenas, 6 dentes de alho e ramos de alecrim.  Cubra com 1 folha de papel manteiga e alumínio e leve ao forno. Reduza a temperatura do forno para 180 graus e asse o pernil por mais 30 minutos ou até a carne soltar dos ossos. Deixe o cordeiro descansar por 20 minutos e aprecie com o molho de menta e arroz branco. Um vinho Cabernet Sauvignon, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: