
O frango, o quiabo e a páprica
O preparo é bem simples quando colocamos as coxas de frango em uma assadeira pesada forrada com azeite de oliva e rodeado de cebolas, salsão, erva doce, tomilho, alecrim, sálvia e louro, besuntadas generosamente com uma mistura de páprica doce e picante que, ao serem finalizadas com o quiabo, coloca-nos diante de uma figurativa e estimulante obra de arte, prontinha para ser apreciada. A culinária, quando praticada com amor e carinho, é a mais completa de todas as obras de arte, visto que possui a capacidade ímpar de estimular todos os nossos sentidos. Na cozinha, somos todos artistas. Vamos lá.
O frango:
Remova a pele de 12 coxas de frango de tamanho médio, faça um corte longitudinal na parte de dentro até atingir o osso e esparrame com os dedos para que elas fiquem bem abertas. Besunte uma assadeira pesada com 6 colheres de sopa de azeite de oliva e distribua as coxas com a superfície aberta voltada para baixo. Regue com o suco de 4 limões Taiti.
Os vegetais e as ervar aromáticas:
2 cebolas médias aparadas em 12 gomos cada uma;
1 erva doce em lâminas finas;
4 talos de salsão com a parte branca e macia em cubinhos;
12 ramos de tomilho e 6 de alecrim;
6 folhas (cada) de louro e sálvia.
Intercale de maneira harmoniosa ao redor das coxas de frango, de tal maneira que a superfície das coxas fique livre.
A páprica
Prepare uma mistura com 2 colheres de chá de páprica doce e 1 de páprica picante. Distribua somente sobre as partes expostas das coxas do frango. Molhe um pincel em azeite de oliva e passe sobre a páprica como uma pintura. Pulverize a seguir com sal.
Finalizando:
Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 200 graus. Quando os vegetais liberarem toda a água do seu interior e começarem a secar acrescente ¾ de xícara de chá de água nas bordas da assadeira, sendo que este procedimento deverá ser repetido três vezes.
O quiabo:
No final da última etapa, distribua quiabos macios nos espaços entre as coxas e regue com azeite de oliva. Retire a assadeira do forno depois de 10 minutos e aprecie o aroma que se desprende.
Apreciando:
Um arroz branco bem soltinho ou, melhor ainda, uma polenta mole e um vinho tinto, apreciado com moderação, elaborado com a uva Sangiovese seria um ótimo complemento para um almoço de domingo ou um jantar de semana. Bon appétit!