O Goulash Húngaro

O Goulash Húngaro

Um prato tradicional e folclórico da culinária da Hungria é o Goulash — Gulyás —, um cozido de carne preparado em uma panela pesada com duas especiarias sob a forma de um pó finíssimo, doce ou extremamente ardido e picante, que é a páprica. A original é elaborada a partir de vários tipos de pimentas maduras, doces ou ardidas (Capsicum annumm) e secas. No preparo do Goulash, utilizamos duas medidas de páprica doce para cada uma medida de páprica ardida. A carne tradicional e ideal é o acém ou a paleta bovina.

INGREDIENTES

2,5 kg. de acém ou paleta bovina aparada em cubos de 4 cms.; 3 colheres de sopa de bacon picado; 4 colheres de sopa de óleo de girassol; 1 kg. de cebolas picadas; 2 colheres de sobremesa de sal; 1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo picados; 2 colheres de sopa de páprica doce; 1 colher de sopa de páprica picante; 1 colher de sopa de açúcar mascavo; 6 colheres de sopa de vinagre de vinho; 1 lata de 400 grs. de tomates pelados; 12 folhas de louro.

ETAPA 1

Em uma panela pesada e de fundo espesso, adicione o óleo e doure o bacon. Adicione a metade da carne, doure ligeiramente e transfira para uma vasilha. Repita o mesmo procedimento com a outra metade da carne. 

ETAPA 2

Nesta mesma panela, coloque as cebolas e o sal. Quando murcharem, adicione o restante dos ingredientes. Mexendo sempre, após 15 minutos, adicione a carne.

ETAPA 3

Durante todo o tempo do cozimento, adicione água quente mantendo um nível de 2 dedos acima da carne. Mantenha a panela no fogo mais baixo possível, parcialmente tampada por cerca de 3 horas. Verifique de quando em quando para não deixar pegar no fundo. Ao final do cozimento, mexendo sempre com uma espátula e raspando o fundo da panela, deixe o molho espessar. Seu Goulash está pronto para ser apreciado. Bon appétit!

Compartilhar: