O maracujá

O maracujá

Uma fruta tropical, originada de nossas matas, com sua casca roxa (Passiflora edulis) ou amarela (Passiflora flavicarpa), aroma típico de fruta tropical e sabor exótico. O roxo tem um sabor mais delicado e perfume mais intenso. Tortas, bolos, sorvetes, peixes, crustáceos, saladas, sucos e refrigerantes ganham mais vida quando o maracujá lhes faz companhia. O suco fresco extraído de sua polpa é utilizado para substituir o limão ou o vinagre de vinho.

A CALDA DE MARACUJÁ: Em uma panelinha, coloque 1 e ½ xícara de chá de açúcar granulado com 1 xícara de chá de água. Leve ao fogo e, ao iniciar a caramelização, adicione a polpa de 4 maracujás maduros e pesados. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre até as sementes ficarem totalmente soltas da polpa. Se necessário, adicione um pouco mais de açúcar. Passe por uma peneira enquanto bem quente, espremendo as sementes com 1 colher até ficarem totalmente livres da polpa residual e, ao mesmo tempo, raspe o lado de fora da peneira, onde se acumula a pectina da polpa. Descarte as sementes e reserve a calda.

O RISOTO: Ao preparar um risoto, substitua uma parte do vinho que seria utilizado pelo suco do maracujá fresco não adoçado.

A COSTELINHA DE PORCO: Deixe marinar por algumas horas na geladeira no suco puro do maracujá, ligeiramente adocicado, azeite de oliva, rodelinhas de pimenta vermelha e gengibre antes de levar à grelha. A carne ficará macia, ligeiramente tostada e com uma bela cor dourada. Experimente. Bon appétit!

Compartilhar: