
O pão de especiarias
Elas nunca perdem a capacidade de nos impregnar com seus perfumes, aromas e sabores que transmitem a um simples chá quente que nos acalenta nas noites frias de inverno, ou ainda a um refrescante chá gelado, apreciado nos dias e noites quentes de um intenso verão. Elas são as especiarias, que vieram para ficar entre nós ocupando um lugar especial em nossas cozinhas e sem as quais já não conseguimos viver.
As especiarias despertam sentimentos, memórias e momentos que não desejaríamos jamais que fossem esquecidos. Um simples pão enriquecido com elas, ainda no forno, mas já a desprender seus intensos perfumes e aromas, é um convite que estimula nossas boas memórias passadas e atuais a permanecerem sempre vivas. Experimente.
Ingredientes:
- 120 gramas de farinha de trigo integral
- 120 gramas de farinha de trigo branca
- 20 gramas de fermento químico em pó
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de chá (de cada) de cravo, cardamomo, canela em pó e gengibre
- Raspas de noz moscada
- 125 ml de leite fresco
- 125 ml de melado de cana de açúcar
- 125 ml de glicose de milho
- 3 ovos grandes inteiros
- 30 gramas de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Casca ralada de ½ limão
- Casca ralada de ½ laranja
Procedimento:
Peneire todos os ingredientes secos juntos em uma vasilha e reserve. Não descarte os farelos da farinha integral residual. Ferva o leite, o melado de cana, a glicose e deixe esfriar. Enquanto isso, bata os ovos com o açúcar mascavo até formar uma espuma e junte a baunilha. Adicione os ovos batidos ao leite já frio e, cuidadosamente, incorpore os ingredientes secos e peneirados.
Unte uma forma refratária de 23 por 12 por 6 centímetros com manteiga e farinha de trigo integral e forre o fundo com papel manteiga. Despeje a mistura que deve ser assada em forno pré-aquecido a 150 graus. Coloque a fôrma sobre uma assadeira de alumínio e leve ao forno por aproximadamente 60 minutos. Teste o interior do pão com um estilete e, se este sair bem quente e seco retire-o do forno. Vire a fôrma de cabeça para baixo sobre uma superfície fria e lisa e aguarde 10 minutos antes de desenformar. Não me esqueci da manteiga, este pão de especiarias não leva manteiga na massa. Aprecie com geleia de frutas, queijos e patês. O meu predileto é com um patê de fígado de aves bem geladinho, acompanhado de geleia de frutas vermelhas, pasta de mostarda picante e uma taça de espumante rosé. Bon Appétit!