O tomilho

O tomilho

Suas minúsculas folhas verdes com reflexos prateados desprendem aromas e sabores delicados e, ao mesmo tempo, pungentes logo ao contato com o calor de nossa mão. O tomilho enriquece os pratos que preparamos em nossas cozinhas, desde aqueles mais simples aos mais sofisticados. Uma erva aromática perene e rasteira batizada pelos gregos de thymon foi incorporada ao latim como thymus, palavra utilizada para descrever o aroma e o sabor defumados. 
O tomilho é confundido com o orégano pela semelhança em aparência e pela presença de uma substância aromática comum denominada de carvacrol, mas o timol é o constituinte oleoso e aromático, presente nos ramos e nas folhas, que o diferencia das outras ervas. 

De utilização prática na culinária, encontramos três espécies principais de tomilho: o tomilho comum (Thymus vulgaris), com folhas verdes escuras e intensamente defumadas, cuja reprodução se dá por sementes ou mudas; o tomilho selvagem (Thymus serpyllum), conhecido como segurelha e formado por pequenos arbustos com intensa floração e reprodução através de numerosas sementes; e o tomilho limão (Thymus serpyllum citriodoros), o mais delicado e aromático de todos, cuja característica importante é a predominância do aroma cítrico e pungente do limão, com a reprodução exclusivamente através de mudas, que devem ser transplantadas nos meses frios de inverno. 

Na minha cozinha, utilizo somente o tomilho limão, que venho cultivando ao longo dos anos e os ramos, juntamente com as folhas delicadas colhidas logo pela manhã, quando a presença do óleo responsável pelo aroma e sabor típicos é mais intensa. Bon appétit!  

Compartilhar: