O vinho e a culinária asiática

O vinho e a culinária asiática

A culinária asiática, na sua pura essência, é muito apreciada além das fronteiras dos seus países de origem, ocupando, de maneira espetacular, espaço pertencente ao domínio europeu. Quando nos referimos à culinária asiática, estamos diante de sabores típicos que geram uma sensação de calor, associados ao agridoce. Esta culinária é vista como um quebra-cabeça quando estamos diante da escolha de um vinho que possa enriquecê-la. Como resolver de maneira harmoniosa essa dúvida?

1. Utilização das especiarias de maneira judiciosa e com um grande conhecimento de cada uma delas.

2. Vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes ou tranquilos, secos, meios secos ou doces, todos são bem-vindos.

3. Um conhecimento detalhado das especiarias que participam da composição de cada prato, na hora da elaboração.

4. Estas especiarias que compõem, por exemplo, um molho para peixe, camarão, aves, carnes bovinas ou suínas, complementadas com vegetais ou não, fazem parte do denominado “elemento ponte”, originado da formação de uma cadeia molecular que, ao agregar aromas e sabores, estimulam os milhares de receptores da boca e da regiões retro e ortonasal, de onde são encaminhados ao cérebro gerando, em segundos, uma sensação de prazer ou rejeição.

5. Vinhos com alto teor alcoólico, alta concentração de taninos jovens, alta acidez e baixa concentração de açúcares são incompatíveis com o calor gerado pelas especiarias. Esta é a principal orientação que devemos seguir, de uma maneira constante, quando apreciamos os pratos da culinária asiática.

6. Quando ocorre a presença marcante do agridoce, escolha vinhos brancos elaborados com as variedades Riesling, Gewurztraminer e Sémillon, que, dependendo de sua origem regional, costuma ter uma acidez equilibrada com um nível adequado de açúcares residuais.

7. Devemos ter em mente que a culinária asiática é a mais exigente e sofisticada de todas elas quando o tema é a escolha de um vinho.

8. Finalmente, nada substitui uma boa companhia, um ambiente agradável e descontraído. Sem preocupações exageradas, em um almoço ou jantar de origem asiática, temos como complemento um bom vinho, para ser apreciado com moderação.

Um bom fim de semana para todos nós!

Compartilhar: