O vinho orgânico e biodinâmico

O vinho orgânico e biodinâmico

O gosto é com certeza uma matéria de perspectiva pessoal. Isso não se discute. Com relação aos vinhos orgânicos e biodinâmicos, a avaliação feita por críticos confiáveis, bem como por consumidores exigentes, têm sido altamente positiva. O conceito que temos de um vinho é de que ele é composto somente de uvas, mas, em nossas taças, há muito mais do que isso: fermentos, sais, açúcares e conservantes.

1. As uvas cultivadas de maneira convencional para a elaboração de vinhos podem ser tratadas com pesticidas sintéticos, fungicidas, inseticidas e fertilizantes químicos, respeitando as normas especificadas e utilizando o bom senso.

2. Já as uvas certificadas como orgânicas, para serem utilizadas em vinhos certificados da mesma forma, não podem ser tratadas com pesticidas sintéticos, fungicidas, inseticidas ou fertilizantes químicos.

3. Por sua vez, as uvas, para serem certificadas como de origem biodinâmica, devem obedecer rigorosas normas de conservação, manejo do solo e proteção ambiental, dos moradores e trabalhadores. Além disso, fica a critério dos produtores seguirem as mudanças cosmológicas como, por exemplo, o ciclo lunar, entre outras.

4. Diante de tudo isso, como ficam os vinhos produzidos de maneira convencional? Apesar de níveis residuais de inseticidas encontrados em alguns vinhos, não há motivos para se alarmar ou deixar de consumi-los, pois relatórios confiáveis relevam textualmente que: “os níveis encontrados de pesticidas estão abaixo do nível de toxicidade”.

5. O mais importante a ser lembrado é que o trabalho original do fundador da agricultura biodinâmica, em 1924, o austríaco Rudolf Steiner era com a recuperação do solo, com a proteção da fauna e da flora, do meio ambiente e com a saúde dos trabalhadores e de suas famílias.

6. O espírito e o objetivo dos produtores que manejam a agricultura orgânica e a biodinâmica dizem respeito à conservação e à preservação do meio ambiente e, especialmente, à saúde dos seus habitantes. Quando consumimos estes produtos certificados, estamos colaborando e apoiando esta proposta.

Vinhos orgânicos e biodinâmicos podem conter um antioxidante e conservante com os nomes de sulfitos, anidrido sulfuroso ou, simplesmente, com o códico ins 220 na concentraçao de até 100 ppm; no vinho convencional, a concentração permitida é de até 600 ppm*

* Ppm é a medida utilizada em volumes muito diluídos e corresponde a uma parte do soluto para cada um milhão da solução. Descubra os vinhos orgânicos e biodinâmicos, aprecie com moderação e forme sua própria opinião. Um bom fim de semana para todos nós. 

Compartilhar: