Oenotria-1

Oenotria-1

A região Sul da Itália, formada pela Campania, Basilicata, Calábria e as ilhas da Sicilia e Sardegna, era conhecida pelos romanos como a extensa região da Magna Graecia e pelos gregos, que posteriormente a dominaram e a batizaram com o nome de Oenotria, a Terra dos Vinhos. Uma peculiaridade desta região é a diversidade de seus costumes, cultura e a preservação de sua herança cultural, que se manifesta como um legado de uma culinária regional rica em aromas e sabores e a arraigada preservação de suas vinhas, videiras e uvas típicas. 

As denominadas “variedades internacionais”, com raras e merecidas exceções — como a Cabernet Sauvignon, Merlot e a Chardonnay —, ainda não conseguiram invadir o espaço das variedades “nativas” que, nos últimos anos, têm ocupado um merecido lugar de destaque na mesa dos apreciadores dos bons vinhos. Os vinhos que compõem o panorama desta apaixonante região, que posteriormente sofreu forte influência árabe, estão intimamente ligados a um enorme caldeirão de aromas e de sabores de uma culinária que não pode passar despercebida a todos os nossos sentidos.

O indiscutível mérito dos vinhos da Oenotria é a preservação do autêntico e original “gosto do vinho” em sua essência íntima, composto de aromas e de sabores que não necessitam de artifícios para desabrocharem, mas contam com as mãos hábeis e experientes de seus produtores. Os bons vinhos da Oenotria não necessitam de rebuscadas descrições quanto a suas qualidades, sobretudo quando apreciados ao lado dos pratos típicos e tradicionais da culinária da região, muitos deles já incorporados à nossa culinária, infelizmente, na maioria das vezes, de uma maneira não tão correta e fiel às suas raízes.

Vamos conhecer a Aglianico, a Greco di Tufo, a Falanghina, a Piedirosso, a Negroamaro, a Primitivo, a tinta Gaglioppo e a branca Greco, da Calabria, a Nero d’Avola da Sicilia, a Cannonau, a Monica de Sardegna, o mitológico Falerno Del Massico e muitas outras variedades, seus vinhos e regiões típicas, aliadas à tradicional culinária da Oenotria, que conquistou, ao longo da História, os merecidos louros gregos da vitória. Até lá! Um bom final de semana para todos nós. 

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: