OENOTRIA-2

OENOTRIA-2



Na região da Campania, a variedade tinta que carrega as características típicas do solo vulcânico e das grutas pré-históricas é a Aglianico com o seus vinhos Taurasi, que facilmente disputam os primeiros lugares entre os apreciadores dos vinhos italianos. Os tintos Taurasi enfrentam, sem dificuldades, os mais famosos vinhos deste país que são os Barolos da região do Piemonte. Outra tinta desta região que merece destaque é a Piedirosso, que se coloca com destaque ao lado das aromáticas brancas Greco di Tufo, as atraentes Fiano di Avellino e a despretensiosamente perfumada e agradável Falanghina.

A Puglia brilha com duas importantes regiões, a Castel Del Monte e Salento, com Negroamaro, Primitivo e Malvasia. A DOC Rosato del Salento produz os melhores vinhos rosados de toda a Itália. No geral, os vinhos da região da Puglia têm um corpo de leve a moderado, intenso aroma e bouquet. Ao apreciarmos um bom vinho rosado desta região, podemos entender por que, nos últimos anos, o conceito a respeito destes vinhos tem mudado de maneira significativa. Não deixe passar a oportunidade de conhecê-los.

Na árida e montanhosa região da Basilicata, com suas intensas e drásticas variações climáticas, onde a Aglianico manifesta todo o seu poder abrigada sob a denominação de origem DOC Aglianico del Vulture, encontramos um vinho tinto que encarna sua rusticidade selvática e indomável, e que merece todo o nosso respeito pelo heroísmo e pela persitência de seu produtores, que aprenderam a domesticá-la e a nos oferecer vinhos excelentes que realmente espelham o espírito dos vinhos da Oenotria: “vinhos com gosto de vinhos”. O Aglianico da Basilicata é encorpado, concentrado em aromas e sabores de ervas. Sua maturação é longa e seus componentes se confundem com o tempo de uma longa e prolongada maturação em barricas de carvalho. Se você deseja sentir o que falamos quando nos referimos ao corpo de um vinho, experimente um Aglianico.

A Calabria, por sua vez, é a região menos conhecida de toda a Oenotria quanto aos vinhos. O destaque vai para a tinta Gaglioppo e para a branca Greco, sendo que o ícone desta região é o tinto Cirò, um vinho rústico, encorpado, alcoólico, com uma alta e intensa concentração de aromas e sabores de ervas. É interessante notar que em cada uma das regiões que formam a Oenotria existe uma culinária típica regional intensamente arraigada à tipicidade de suas uvas e vinhos, que ostentam uma característica similar: a presença constante das ervas aromáticas. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: