OENOTRIA-3

OENOTRIA-3

Clima quente e seco, solos áridos e ventos fortes são elementos comuns às duas ilhas principais que fazem parte da Oenotria, a maior ilha do Mediterrâneo, a Sicilia, e a Ilha de Sardegna, conhecida também pelo nome de Sardinia. As duas ilhas foram, de todas as regiões agregadas à Itália, as que mais sofreram a forte influência das repetidas conquistas de gregos, fenícios, romanos, árabes e, posteriormente, dos franceses e espanhóis, que implantaram ao longo dos séculos uma cultura, uma culinária e uma viticultura típicas, que persistem até os dias atuais.

O mar Mediterrâneo que banha as duas ilhas continua sendo um dos mais ricos do mundo em pescados e crustáceos, em harmonia constante com oliveiras, tomates, frutas cítricas, alcachofras, alcaparras (chiàppara ou capperi), queijos de cabras, ovelhas e videiras, constituindo um original complexo enogastronômico profundamente incrustado na Oenotria. 

Na Sicilia, destacamos as uvas tintas nativas Nero d’Avola, Nerello Mascalese, Nerello Cappucio, Frapatto e as variedades brancas Inzolia, Grecanico, Zibbibo, Malvasia e Moscato. As francesas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah encontraram na Sicilia um excelente clima e solo adequado para se desenvolverem, sendo que a branca Chardonnay da Sicilia é a responsável pelo melhor vinho branco de toda a Itália. O Marsala doce, o seco Vergine e o Stravecchio da região de Trapani são, os vinhos fortificados mais famosos da Itália, bem como o de uvas de colheita tardia, o raro Passito de Pantelleria, elaborado com a Zib-bibo. O calor intenso desta ilha impregna os vinhos brancos da Sicilia com um sutil e intrigante aroma de damascos. 

A Sardegna é a mais isolada das 20 “vino regiones” da Itália e a mais tradicionalista de todas elas, destacando-se pelas uvas tintas Cannonau, Carignano e Monica de Sardegna e as brancas Nuragus e Vermentino de Sardegna. As regiões diversificadas da Oenotria formam um imenso universo que enriquece a cultura, a culinária e a viticultura da Itália, compartilhando conosco um pouco de tudo aquilo que produzem de bom, graças à perseverança e à coragem de seus habitantes. Um brinde à Oenotria e um bom final de semana para todos nós. 

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected] 

Compartilhar: