Os Cogumelos em Nossa Cozinha

Os Cogumelos em Nossa Cozinha

A versatilidade, os aromas e os sabores típicos de cada espécie são um convite para elaborarmos as mais intrigantes e criativas receitas. Recém-colhidos, preservam a textura firme, o aroma terroso e vegetativo e os resíduos do substrato do cultivo. 

1- PORTOBELLO: apreciado in natura com azeite de oliva leve, algumas gotas de limão siciliano, pimenta do reino e sal; grelhado na churrasqueira ou na frigideira com ervas aromáticas; recheado com o próprio talo picadinho e gratinado com um molho Mornay.

2- PARIS: a textura característica e típica do cogumelo Paris, também conhecido como champignon de Paris, ou simplesmente champignon, é sua porosidade que confere leveza e capacidade de absorver os líquidos, bem como os aromas e os sabores de ervas e especiarias durante o preparo.

3- SHITAKE: possui textura firme, com um discreto e agradável aroma terroso quando fresco; experimente gratinado com ervas aromáticas, gengibre fresco ralado, um toque sutil de páprica doce e picante, azeite de oliva e queijo parmigiano; na culinária asiática, é preparado com molho de soja. 

4- ERYNGII: apare em lâminas ao longo do comprimento, mergulhe por 60 segundos em água fervente, escorra bem e refogue rapidamente em azeite de oliva com tomates rasteiros maduros, gengibre ralado, folhas de louro, sálvia fresca e pimenta ardida.

5- SHIMEJI CINZA: perde o frescor rapidamente se armazenado durante um período prolongado após a colheita, desenvolvendo aromas e sabores ácidos. Além do cinza, temos o Shimeji Branco e o Amarelo. Mergulhe-os em água fervente por 60 segundos e, a seguir, em água gelada até ficarem bem frios. Escorra bem, enxugue-os e remova a parte fibrosa da base.

* Receitas e detalhes: No Google, digite João Roberto Revide e o nome do cogumelo. Siga os links. Feliz Natal e Ano Novo!

Compartilhar: