Ossobuco de vitelo

Ossobuco de vitelo

Um corte horizontal do osso de vitelo ou gado adulto com o tutano e músculos da parte do meio da canela de cerca de quatro centímetros de altura. É essencial prendermos os músculos ao osso, cruzando um cordonê único em X sobre o tutano, evitando, assim, que os músculos se desprendam durante o lento cozimento e o tutano permaneça no seu interior.

A GREMOLATA: Indispensável para ser pulverizada sobre o ossobuco antes de ser apreciado, enquanto ainda bem quente. Para 4 ossobucos incorpore, delicadamente, 1 colher de sopa de casquinha de limão siciliano ralada, 1 colher de café de alho picadinho e 3 colheres de sopa de salsinha fresca picadinha.

ETAPA 1: Doure 4 ossobucos — 2 de cada vez — de ambos os lados, em uma frigideira com 2 colheres de sopa (cada) de manteiga e de azeite de oliva. Reserve.

ETAPA 2: Adicione na frigideira 2 xícaras de chá (cada) de cebolas, tomates, cenoura, erva doce, salsão, alho poró aparados em cubos, mais 6 folhas de louro e ramos de alecrim. Quando levemente dourados, adicione ½ xícara de chá de vinagre de vinho branco, 2 xícaras de chá de passata de tomates, 2 colheres de chá (cada) de sal e açúcar cristal. Mantenha a frigideira no fogo por mais alguns minutos e pronto.

ETAPA 3: Coloque os 4 ossobucos em uma assadeira pesada, distribua o molho dos vegetais sobre eles, mais 2 xícaras de chá de água. Cubra com 2 folhas de papel manteiga molhadas sobre os vegetais e lacre com uma folha de papel alumínio. Mantenha em forno a 130 graus por aproximadamente 4 horas. Pulverize com a gremolata. Bon appétit!

Compartilhar: