Pão de azeite de oliva, azeitonas e presunto

Pão de azeite de oliva, azeitonas e presunto

Uma feliz combinação dentre os inúmeros ingredientes que fazem parte da nossa herança culinária é a do azeite de oliva, das azeitonas e das ervas aromáticas. Com este trio, elaboramos uma simples receita caseira de pão.

INGREDIENTES: 200 grs. de farinha de trigo; 15 grs. de fermento químico em pó; 100 grs. de queijo tipo suíço ralado; 1 colher de chá de orégano seco; 4 ovos inteiros batidos; 200 ml. de vinho branco seco; 150 ml. de azeite de oliva extravirgem; 150 grs. de presunto picadinho; 100 grs. de azeitonas verdes picadas.

ETAPA 1: Em uma tigela, peneire a farinha e o fermento, adicione o queijo e o orégano. Separadamente, bata os ovos e, misturando sempre, adicione o vinho aos poucos e, a seguir, o azeite. Com o auxílio de uma espátula, incorpore esta mistura aos ingredientes secos e, para finalizar, adicione o presunto e as azeitonas.

ETAPA 2: Unte uma forma refratária de 23 x 12 x 6 cms. com manteiga e farinha de trigo e forre o fundo com papel manteiga. Despeje a mistura e coloque a forma sobre uma assadeira de alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos. Teste o pão com um estilete, se bem quente e seco retire-o do forno. Vire a fôrma de cabeça para baixo sobre uma superfície fria e lisa e aguarde 10 minutos antes de desenformar. Aprecie as fatias do pão ligeiramente aquecidas. Um vinho do Porto Branco Seco ou Jerez, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: