Pão de cenoura, uvas passas e vinho do porto

Pão de cenoura, uvas passas e vinho do porto

A textura firme do queijo azul que se desmancha em fragmentos quando na boca, seu aroma, sua acidez e a sua gordura relevam a textura, os aromas, os sabores frutados, a elegância do Vinho do Porto Tawny que participa com as uvas passas na confecção do nosso pão de cenoura.

ETAPA 1: Em uma tigelinha, adicione 1 xícara chá de uvas passas mais ¼ xícara chá de vinho do Porto Tawny. Deixe macerar durante 2 horas.

ETAPA 2: Em uma tigela, dissolva 45 grs. de fermento biológico fresco em 1 colher de sopa de açúcar refinado. A seguir, adicione e incorpore 2 xicaras chá de leite; 1 colher de sopa de mel; 3 colheres sopa de açúcar mascavo; 1 xícara chá cheia de cenoura ralada; 150grs de farinha de trigo integral; 2 ovos; 2 colheres de chá de sal; 3 colheres de sopa de manteiga amolecida e as uvas passas. Incorpore aos poucos cerca de 600 grs. de farinha de trigo tipo 1 até o ponto de modelar. Sove por cerca de 10 minutos e deixe repousar por mais 30 minutos
 
ETAPA 3: Unte e pulverize 2 formas de pão 25 x 10 x 6 cms. Divida a massa em 2 partes, modele delicadamente os pães. Faça cortes diagonais, deixe repousar por cerca de 1 hora até dobrar de volume. Pincele com manteiga derretida. Leve ao forno preaquecido a 200 graus durante 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 graus e deixe no forno até assado. Teste com um estilete. Retire do forno, pincele novamente com manteiga. Deixe repousar por alguns minutos e desenforme. Bon appétit!

Compartilhar: