Pargo à la Créole

Pargo à la Créole


A ilha de La Martinique é um pedacinho da França incrustada nos mares do Caribe apelidada de Fleur de Caraíbes pela beleza de suas praias, matas, flores e frutas tropicais e por sua culinária Créole, uma feliz mistura dos aromas e dos sabores herdados das cozinhas francesa, africana, indiana e caribenha. Essa culinária tem fortes raízes em New Orleans no estado americano de Louisiana. Escolhemos o Pargo, um peixe de bela aparência, carne firme e tipicamente tropical que habita nossos mares para prepararmos à la Créole.

Escolha um Pargo fresco devidamente eviscerado, sem as escamas e, com uma faca bem afiada, faça quatro cortes profundos, paralelos às espinhas. Coloque o peixe em uma vasilha, cubra com água acidulada com meia xícara de chá de suco de limão Taiti e deixe repousando na geladeira durante duas horas. Neste intervalo, prepare o molho à la Créole em uma frigideira com os seguintes ingredientes:

Leve a frigideira ao fogo alto durante cinco minutos mexendo sem parar. Adicione, a seguir, duas colheres de sopa de salsinha e cebolinha verdes picadinhas (cada) e coloque uma metade deste molho em uma forma refratária. Retire o peixe da água acidulada, seque e deposite sobre este molho. Cubra somente o corpo com o restante do molho, deixando a cauda e a cabeça descobertas. Regue com azeite de oliva e leve ao forno a 200 graus até o molho borbulhar. Retire o Pargo do forno, regue com suco de limão e sirva com arroz branco e pimenta ardida picadinhas ao lado. Bon appétit!

• 2 colheres de sopa de óleo
de sementes de girassol
• 1 xícara de cebolas picadinhas
• 1 colher de sopa de alho roxo fresco cortado em lâminas
• 1 pimenta ardida picadinha
• 4 tomates rasteiros picados sem a pele e sem sementes
• 1 colher de sobremesa de colorau
 • Sal

Compartilhar: