Pato ao molho de maracujá e manga

Pato ao molho de maracujá e manga

A carne do pato, quando assada, grelhada ou cozida, tem uma afinidade por molhos em que a acidez natural da fruta é harmonizada com o açúcar natural ou artificialmente adicionado. A manga, o maracujá, o gengibre e as pimentas formam uma feliz combinação para apreciarmos o peito de pato grelhado.

A CALDA DE MARACUJÁ

Em uma panelinha, coloque 1 e ½ xícara chá de açúcar granulado mais 1 xícara chá de água. Leve ao fogo e, ao iniciar a caramelização, adicione a polpa de 4 maracujás maduros e pesados. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre até as sementes ficarem totalmente soltas da polpa. Se necessário, adicione um pouco mais de açúcar. Passe por uma peneira enquanto bem quente, espremendo as sementes com 1 colher. Raspe o lado de fora da peneira, onde se acumula a pectina da polpa. Descarte as sementes. Adicione 1 colher chá gengibre fresco ralado, 1 pimenta dedo de moça em rodelas, sal e 1 manga madura em cubos. Reserve.

O PEITO DE PATO

Em uma frigideira de fundo espesso, doure em parcelas 4 peitos de pato desossados com a pele voltada para baixo e até ficar dourada. Como queremos grelhar o pato, e não fritar, é importante retirarmos a gordura à medida que se forma. Quando a pele dourada, vire a carne para baixo e mantenha no fogo por alguns minutos. deixe repousar por alguns minutos. Apare em fatias e distribua em 4 pratos com o molho. Pulverize com cebolinha e tomilho. Um Riesling jovem, apreciado com moderação, seria um ótima escolha. Bon appétit! 

Compartilhar: