Pato Assado em um Refogado de Vegetais e Ervas Aromáticas

Pato Assado em um Refogado de Vegetais e Ervas Aromáticas

1- Selecione 4 coxas e sobrecoxas e 4 peitos de pato, esfregue as partes com sal não muito fino e pimenta do reino moída. Coloque em uma fôrma, sem cobrir, para repousar na geladeira, com a pele voltada para cima, por 12 horas. Retire da geladeira e seque as partes.

2- Em uma panela de fundo não aderente doure as 4 coxas e sobrecoxas de pato e, a seguir, os 4 peitos. É importante que as partes fiquem bem douradas de ambos os lados. Reserve.

3- Nesta mesma panela, na gordura quente desprendida dos patos, refogue 2 xícaras de chá (cada) de cebolas, tomates sem sementes, erva doce, salsão e alho poró, todos picadinhos. Acrescente 8 folhas de louro, 1 colher de sopa (cada) de salsinha, basilicão, alecrim, tomilho, sálvia, pimenta vermelha ardida e alho, todos frescos e picadinhos. Finalize o refogado de vegetais com 1 colher de sopa (cada) de açúcar mascavo, cúrcuma em pó, gengibre ralado, 3 colheres de chá de vinagre de vinho e azeite de oliva e 2 colheres de chá de sal.

4- Distribua este refogado no fundo de uma assadeira pesada, do tamanho suficiente para acomodar bem juntinhas as partes do pato com a pele voltada para cima.

5- Acrescente à assadeira 3 xícaras de chá de água. Cubra as partes do pato com uma folha de papel manteiga bem molhada. Lacre as bordas da assadeira com outra folha do mesmo papel e 1 folha de papel alumínio. Leve e mantenha a assadeira em forno a 200 graus por cerca de 2 horas. O pato está pronto para ser apreciado com um acompanhamento de sua escolha. Um vinho tinto português da região do Douro ou um espanhol de Rioja, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: