Pato com laranja

Pato com laranja

A feliz combinação do pato com frutas frescas, quando assado, grelhado ou cozido, tem uma afinidade por molhos em que a acidez natural da fruta se destaca.

ETAPA 1: Em uma assadeira pesada, besuntada com uma colher de sopa de manteiga e duas colheres de azeite de oliva, coloque 4 coxas e sobrecoxas e 4 peitos de pato com a pele voltada para baixo. Leve ao forno a 200 graus até a pele começar a fritar. Vire cuidadosamente com o auxílio de uma espátula todas as partes, voltando a pele para cima. Pulverize com sal, distribua alguns ramos de tomilho e folhas de louro sobre a superfície; adicione 3 xícaras chá de água, cubra com uma assadeira de alumínio invertida (1). Reduza a temperatura do forno para 180 graus. Depois de 60 minutos, teste o cozimento do pato.

O MOLHO DE LARANJA:

Em uma panelinha, coloque 2 xícaras chá de suco de laranja mais 2 colheres de chá de vinagre de vinho branco. Leve ao fogo até borbulhar e, aos poucos, adicione uma solução de amido de milho mexendo sempre até finalizar com uma calda leve e corrija o sal. Aprecie este molho com a coxa e o peito do pato aparado em fatias, gominhos de laranja e as casquinhas previamente aferventadas. Um refrescante Pinot Grigio do Novo Mundo, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

(¹) Este procedimento deixa o vapor escapar e, ao mesmo tempo, doura por igual a pele do pato, formando uma deliciosa “casquinha”.

Compartilhar: