PATO COM MINIALCACHOFRAS

PATO COM MINIALCACHOFRAS


A gordura protetora que recobre o peito e as coxas, ao se liquefazer em contato com o calor do forno, exala um perfume sutil e adocicado que lentamente penetra em sua carne, tornando-a, ao mesmo tempo, macia e apetitosa. Seu preparo é simples, mas requer uma vigilância permanente durante as duas horas que permanece na assadeira. A adição das minialcachofras frescas nos minutos finais da cocção do pato é somente o que necessitamos para apreciarmos esta simples e feliz combinação.

Divida dois patos em quatro coxas e sobrecoxas e quatro peitos. Coloque as partes com a pele voltada para baixo em uma assadeira espessa besuntada com uma colher de sopa de manteiga e duas colheres de azeite de oliva. Leve ao forno a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até a pele começar a fritar. Vire todas as partes, voltando a pele para cima. Pulverize com sal, distribua alguns ramos de tomilho e folhas de louro sobre a superfície; adicione 250 ml de água, cubra com uma assadeira de alumínio invertida(1) e reduza a temperatura do forno para 180 graus. Depois de 60 minutos teste o cozimento do pato: se estiver no ponto, adicione 24 minialcachofras frescas e continue o cozimento por mais 30 minutos. 

Aprecie o pato com as minialcachofras com um toque da gordurinha residual da assadeira, fatias de pão fresco e uma taça de vinho tinto Shiraz ligeiramente apimentado da Austrália ou da região do Rhône Norte. 

(¹) Este procedimento deixa o vapor escapar e, ao mesmo tempo, doura por igual a pele do pato, formando uma deliciosa “casquinha”.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected] 

Compartilhar: