Peito de Pato e Compota de Ameixa Roxa

Peito de Pato e Compota de Ameixa Roxa

O sabor original agridoce e o aroma sutil da ameixa roxa, preparada em compota, é o que necessitamos para acompanhar um peito gordo de pato grelhado. 

A AMEIXA

Escolha e divida ao meio, conservando o caroço, seis ameixas roxas maduras e firmes ao toque. Em uma panela pequena de aço inox, coloque uma xícara de chá de água e quatro colheres de sopa de açúcar. Leve ao fogo até obter, sem mexer, uma calda em ponto de fio forte. Adicione as ameixas divididas ao meio, misturando e, ao mesmo, tempo comprimindo-as contra o fundo da panela com uma colher, até os caroços ficarem soltos e as ameixas atingirem o ponto de compota. Descarte os caroços das ameixas e, enquanto bem quente, despeje a compota em um vidro previamente esterilizado. Tampe e reserve no refrigerador.

GRELHANDO O PEITO DO PATO

Em uma frigideira de fundo antiaderente, doure quatro peitos de pato de ambos os lados, iniciando com a pele voltada para baixo. Leve, a seguir, ao forno pré-aquecido e bem quente por cerca de cinco minutos. Coloque-os em uma travessa, com a pele voltada para cima, cubra frouxamente com uma folha de alumínio e deixe repousar por 10 minutos. Divida os peitos em fatias iguais, pulverize-as levemente com sal, coloque-as em quatro pratos com a compota de ameixa aquecida. Um gnocchi de batata, um vinho Syrah, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: