Peras na calda de vinho tinto

Peras na calda de vinho tinto


Uma calda de vinho tinto, elaborada com cravo, canela, cardamomo, grãos de pimenta do reino e folhas de louro, enriquece, com seus aromas e sabores, as peras portuguesas que absorvem, durante horas de repouso, a cor de um rubi intenso que atrai os nossos olhares e o perfume das especiarias que nos convidam para apreciá-las com uma carne, uma ave assada, ou como uma sobremesa.

Em uma panelinha alta de inox  — que será utilizada para acomodar a peras bem juntinhas —, coloque uma garrafa de vinho tinto de 750 ml, 180 gramas de açúcar cristal, dois pauzinhos de canela, quatro cravos, seis cápsulas de cardamomo abertas e com as sementes ligeiramente esmagadas, 12 grãos de pimenta do reino, quatro folhas de louro e uma pitada de sal. Leve ao fogo por 15 minutos. Descasque com cuidado quatro peras portuguesas médias maduras e bem firmes, preservando a hastes; mergulhe-as nesta calda ainda bem quente, cobrindo-as completamente, deixe levantar fervura e retire imediatamente do fogo. Se necessário, coloque um pequeno peso sobre as peras para que fiquem completamente submersas.

Deixe esfriar e coloque a panela no refrigerador por, no mínimo, 12 horas. Retire as peras da panela, reduza a calda pela metade em fogo alto e a aprecie, enquanto quente, com as peras durante um jantar com um pato assado ou como uma sobremesa acompanhada de uma lasca de queijo curado e um cálice de vinho do Porto. Bon appétit!

Compartilhar: