Pernil de cordeiro ao vinho, vegetais e ervas aromáticas

Pernil de cordeiro ao vinho, vegetais e ervas aromáticas

Assado lentamente no forno, o pernil de cordeiro absorve e incorpora os aromas e sabores do vinho, mandioquinha salsa, cenouras, tomates, cebolas, alho, ervas aromáticas e especiarias. 

ETAPA 1: Escolha 1 pernil de cordeiro de cerca de 2 quilos. Retire a “glândula de cheiro” localizada na parte traseira. No lugar, insira alguns ramos de alecrim, folhas de louro, dentes de alho, manteiga e azeite de oliva. Esfregue a superfície com sal, 2 colheres de sobremesa de páprica doce, 1 colher de sobremesa de páprica apimentada e azeite de oliva. 

ETAPA 2: Fixe a carne aos ossos em pequenos intervalos com um cordonê. Coloque o pernil em uma assadeira pesada forrada com azeite de oliva. Cubra com um filme alimentar e leve à geladeira por 12 horas. Descarte o filme, leve ao forno a 200 graus virando a cada 15 minutos. Repita o processo até o pernil ficar bem dourado de ambos os lados.  

ETAPA 3: Adicione 1 xicara de chá (cada) de água e de vinho branco seco no fundo da assadeira. O líquido evaporando, repita o mesmo procedimento com a água e com o vinho, acrescentando 1 colher de sopa de extrato de tomate; 1 xícara de chá de tomates picadinhos; 4 mandioquinhas salsa e 2 cenouras em tronquinhos; 12 cebolas pequenas; 6 dentes de alho; folhas de louro e sálvia; ramos de alecrim. Cubra com 1 folha de papel manteiga e alumínio. Reduza a temperatura do forno para 180 graus e asse o pernil por mais 30 minutos (ou até a carne soltar dos ossos). Deixe o cordeiro descansar por 20 minutos. Um vinho Malbec, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit! 

Compartilhar: